Sentindo muita falta dos carnavais de Itapetinga há tempos atrás, onde encontrávamos pessoas brincando atrás de um trio intitulado “Tapajegue”, que era um jegue com caixas de sons, músicos com seus instrumentos tocando marchinhas e a população fantasiada com roupas e máscaras saindo pelas ruas centrais da cidade, resolvi “matar” a saudade.
No primeiro dia, iniciei apresentando a marchinha “Balancê” de Braguinha, entregando para os alunos uma cópia da letra, e cantamos acompanhados de um CD, Foi o ponto de partida que precisava. Os alunos ficaram eufóricos, achando engraçado e diferente a forma de dançar. Dando continuidade, utilizei um texto do Menino Maluquinho que apresenta a “História do Carnaval”, fiz a leitura coletiva, interpretação oral e passei como atividade escrita uma interpretação. Neste dia, enviei como atividade para casa uma interpretação da Marchinha “A Jardineira”.
No segundo dia, iniciamos a aula cantando a Marchinha “A jardineira” e houve a encenação por parte dos alunos, foi muito engraçado!!! Realizamos a correção coletiva da atividade e cantamos mais uma Marchinha “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga. Como estávamos cantando as Marchinhas, utilizei um texto que falava da sua “origem” e fiz uma “tarefa” para reforçar vogais, consoantes e ordem alfabética, pois era o que estudávamos. A tarefa de casa foi um texto que complementava informações sobre as “Marchinhas de Carnaval”, solicitava aos alunos para fazer uma pesquisa de marchinhas conhecidas por adultos e criasse frases com as palavras marchinhas e carnaval. Neste dia, a nossa aula foi acompanhada de músicas com uma grande variedade de Marchinhas que tocava no CD. Foi muiiiiiiiiiiiiito bom!!!
No terceiro dia, a turma estava cheia de novidades, os alunos mostravam as marchinhas que seus pais, avós e tios tinham cantado para eles. Aproveitando a empolgação cantamos juntos e distribui a letra da marchinha “Marcha do Remador” de Antônio Almeida que apresentei acompanhada do CD. Dando prosseguimento, foi proposto aos alunos que fizessem uma produção do “Carnaval de ontem ou de hoje”, depois alguns leram para socializarmos. Neste dia eles foram liberados mais cedo, pois o corpo docente da escola foi fazer as máscaras e a ornamentação do pátio.
Chegou o dia do nosso “Carnaval Folia”, a animação era tremenda!!! Professores, alunos, usando máscaras e algumas fantasias. A galera cantava e dançava com alegria! Foi um dia especial, pois nós professores tivemos a oportunidade de relembrar, “matar” a saudade deixada pelos carnavais de outrora, e para os alunos, a oportunidade de conhecerem e se deliciaram com um carnaval de muuuuuuuuita paz e alegria!!!
Menina!!! Que coisa interessante! Eu fiz um trabalho desse há 2 anos atrás e foi um show! Muito trabalho, porém gratificante. A intenção era resgatar um antigo "cordão de carnaval" do meu baiiro, morto há mais de 20 anos, numa tentativa de conscientização dos jovens e crianças sobre os carnavais antigos e a folia a marchinhas. Quem caiu na folia mesmo foi o pessoal da 3ª idade que muito ensinou às nossas crianças e jovens o prazer e a alegria dos antigos carnavais. Foi surpreendente!
ResponderExcluirAbraços!
LEGAL,
ResponderExcluirQue energia boa! E sem depender de verbas mais significativas...a simplicidade faz com que seu trabalho fique rico e divertido...Parabéns!
Muito importante relembrarmos o paassado e resgatar este elo que liga as gerações, Principalmente nesta momento histórico com tanta correria e modernidade. Além de ter feito um trabalho, bastante significativo para muitos, demonstra uma espontaneidade cativante.Foi muito feliz na escolha.
ResponderExcluirFIZ UM TRABALHO DESTE RECENTEMENTE NO DIA DO CARNAVAL! É MUITO GOSTOSO! BEIJOS MEIRINHA!
ResponderExcluirParabéns ótima sequência
ResponderExcluirParabéns ótima sequência
ResponderExcluir